Na rota de um futuro mais verde

Como você pode adquirir pequenos ganhos no seu Sistema de Vapor

CALDEIRAS A VAPOR DE BIOMASSA

08/12/2022

Na rota de um futuro mais verde

O Vapor é um fluido natural e familiar que pode ser compreendido facilmente – trata-se de água evaporada, porém com propriedades totalmente únicas. É por isso que foi adotado como o método preferencial para entrega de energia térmica e energia motriz através da nossa história industrial. Distribuir vapor através de um sistema, edifício ou processo pode ser realizado seguramente considerando ser água em sua forma gasosa, mas com muitas qualidades térmicas.

Conforme as tecnologias avançam, com métodos como a Geração Verde e Bateria Térmica, o vapor continuará se tornando cada vez mais sustentável, para capitalizar em fontes renováveis e otimizadas através de avanços digitais. O Vapor é uma fonte de energia comprovada através dos anos e utilizada em um amplo range de aplicações e setores incluindo cuidados pessoais, farmacêutico, energia, bebidas e alimentos. Enquanto os negócios enfrentam desafios em energia e sustentabilidade cada vez mais complexos, a necessidade de soluções sustentáveis é maior do que nunca. O Gerente de Desenvolvimento de Negócios do norte da Europa, Michael Hyde, nos fornece uma visão do que podemos fazer hoje para otimizar seu sistema de vapor.

Compreender o ponto de partida da sua planta

É necessário ter atividades contínuas para verificar como os sistemas de Vapor estão operando e para assegurar que estão operando de forma eficaz e eficiente. Mesmo quando temos mudanças consideráveis na planta para atender questões de energia e sustentabilidade, é importante compreender o ponto de partida da sua planta, a base do consumo de energia. Otimizar a eficiência do seu sistema de vapor pode ser mais fácil do que se imagina. Existem diversas formas para que seja realizada a otimização:

  • Alcançar a redução de demanda através do gerenciamento aprimorado da placas e manutenção preventiva
  • Adotar as boas práticas para Sistemas de Vapor para minimizar os consumos da planta
  • Abordar áreas com perdas de energia ao implementar técnicas e sistemas de recuperação de energia
  • Manter a qualidade do vapor para maximizar a efetividade dos processos
  • Medir as utilidades monitorar tendências e otimizar performance

Mas, por onde começar? Um ótimo ponto de partida é verificar sua base instalada de purgadores, os quais são os pontos de conexão mais importantes no loop de Vapor e Condensado. Sabemos que remover o condensado e ar do sistema de apor é essencial enquanto que retornar o condensado à casa de caldeira maximiza o uso de energia. Uma base instalada de purgadores em boas condições operacionais permite que o condensado a ser removido do sistema de vapor seja efetivamente reutilizado. Drenagem eficiente com um programa de gerenciamento é um fator crítico para garantir que os purgadores irão operar corretamente, contribuindo fortemente na redução do consumo de energia, mantendo qualidade de produto e aumento de produtividade.

Um passo na direção correta

Desde estações de drenagem a purgadores específicos, os purgadores são considerados uma das mais eficazes formas de economia de recursos, então como um eficaz programa de gerenciamento de purgadores irá lhe ajudar? Temos quatro benefícios chave a considerar:

  1. Saúde e Segurança

    Assim como as demais utilidades na planta, como água quente ou eletricidade, um sistema de vapor requer um bom gerenciamento para garantir uma operação segura. Purgadores devidamente dimensionados e operados permite que o condensado seja drenado do sistema de forma efetiva, eliminando qualquer situação de risco em potencial, tal como falha na tubulação ou equipamento.

     

  2. Produtividade e melhoria de processo

    O correto funcionamento de um purgador permite que o sistema de vapor entregue a energia térmica requerida para que os processos operem eficientemente. Condensado no fornecimento de vapor pode afetar a operação das aplicações, causando problemas como maior tempo no comissionamento e baixa transferência de energia. Remover o condensado do sistema permite que o vapor desempenhe a sua função de forma efetiva no processo.

     

  3. Economia sustentável de energia e redução de emissão de carbono

    Normalmente, o condensado contém cerca de 25% da energia útil do vapor do qual é gerado. Ao retornar esta energia ao tanque de alimentação da caldeira é possível economizar milhares de Libras por ano somente com energia e reduzir a demanda de água de reposição, além de minimizar os custos para o tratamento químico desta água de reposição.

    O condensado removido do sistema de vapor e retornado ao tanque de alimentação também reduz a necessidade de descarga de fundo da caldeira, a qual é utilizada para regular a concentração de sólidos totais dissolvidos na caldeira. Desta forma, o retorno do condensado reduz perdas de energia da caldeira durante a descarga de fundo – tudo contribuindo para suas metas gerais de sustentabilidade.

     

  4. Menor custo de propriedade

Remover o condensado indesejado do sistema garante menor probabilidade de danos causados por problemas como golpes de aríete e corrosão. O purgador remove o condensado assim que é formado, mantendo melhor qualidade do vapor no sistema e protegendo as tubulações e equipamentos de erosão e corrosão.

Gerenciamento efetivo de purgadores na prática. Não acredite apenas na nossa palavra...

As estatísticas falam por si só. Veja este exemplo em uma refinaria de óleo que desejava reduzir seus custos gerais de energia, emissão de carbono, melhorar a segurança e produtividade. Os engenheiros da Spirax Sarco implementaram um projeto turnkey envolvendo uma auditoria energética e de um amplo range de purgadores na planta do cliente. A avaliação identificou que 20% dos purgadores instalados estavam falhando, resultando em uma significante perda de energia. Por meio da instalação de novos purgadores, a refinaria alcançou uma economia de £100,000 em 12 meses com um retorno de investimento de 16 meses.

E se falarmos de uma grande indústria alimentícia da Europa? A fábrica da Heinz em Wigan produz sopas enlatadas, feijões cozidos, massa e pudins para o Reino Unido e mercado europeu, e seu centro de geração de energia gera até 140 toneladas por hora de vapor para manter as linhas de lata rodando. Com o intuito de reduzir emissões de carbono e economizar energia, a Heinz trabalhou com a Spirax Sarco para implementar o programa de gerenciamento de purgador na planta de Wigan após o sucesso de uma auditoria anterior nos purgadores, o que gerou uma economia de energia e água tratada suficiente para se pagar em menos de nove meses.

Os engenheiros da Spirax Sarco faziam auditoria na planta a cada seis meses, verificando, identificando e registrando as condições de cada purgador. “Quando a Spirax Sarco realizou a primeira auditoria foram apresentadas com uma estimativa conservadora das economias e acabamos economizando muito mais”, disse Barry Aspey, gerente de utilidades da Heinz. “Isso nos ajudou a optar pelo programa de três anos. Se os novos ganhos estimados estiverem corretos, o programa oferece uma excelente relação custo-benefício e deve nos ajudar a alcançar 4% de redução de consumo de energia e reduzir 200 toneladas por ano das nossas emissões de carbono”.

Você poderia alcançar resultados similares? O primeiro passo na rota de um futuro mais verde é garantir que todos os sistemas estão operando corretamente e totalmente otimizados – muitas vezes, o mais rápido também vence.

Solicite a sua recomendação de gerenciamento dos purgadores: https://www.surveymonkey.co.uk/r/checkmysteamtraps